sábado, 2 de julho de 2011

Como correu a Sardinhada?!

Olá Amigos.

Pois é, o dia da sardinhada já passou há alguns dias, mas não queria deixar passar a data sem vos fazer ficar com água na boca, como eu fiquei, e com vontade de estar presente no próximo ano.
O conterrâneo Marco Miranda escreveu um pequeno texto para o Jornal Cinco Quinas, vislumbrando como foi esta bela tarde.
Vou citar o texto do Marco, pois considero que não poderia relatar melhor este evento e o seu resultado.
"Em tempo de Santos Populares, o povo sai à rua e aproveita o bom tempo para festejar e dar as boas vindas ao Verão.
O Grupo Desportivo e Cultural de Rebelhos (GDCR) organizou, como é hábito, uma sardinhada, onde uma vez mais, recebeu gente de toda a região, que se mantém fiel a Rebelhos. Reuniram-se cerca de 80 amigos que fizeram questão de nos presentear com a sua amizade e boa disposição.

O tempo estava agradável, antecipando um Verão acalorado. Para a ementa constava com principal atractivo a sardinha que cedo começou a pingar no pão caseiro, que as nossas fabulosas cozinheiras tão bem sabem fazer, uma vez que, como é hábito, no dia anterior ao evento é dia de amassar e cozer o pão no forno.

Uma vez mais os objectivos foram superados, pois, numa aldeia em que cada vez há menos habitantes, fruto da desertificação que se abate sobre a Beira Interior, estas iniciativas permitem quebrar a monotonia e assim dar alegria e boa disposição ao longo de uma tarde e princípio de noite, acompanhados da música dos já habituais acordeonistas.

Apesar do Santo António não ser o padroeiro de Rebelhos, fizemos questão de não deixar passar a tradição e presentear a população com mais uma tarde de grande alegria.

A todos um grande bem haja. Poema ao Santo António:

Santo António, meu amigo,

Rogo-te para ter inspiração.

Sabes o que escrevo e o que digo;

Tenho as palavras no coração.Quero escrever-te umas quadras

Para mostrar a minha devoção.

Mas saem apenas rimas vagas.
Desculpa-me, não tive intenção.Perdoa-me esta ousadia

Fruto da minha tenra idade.

Estou a sentir uma poesia

Gerada com generosidade.

Estes versos já vão bem compridos.

Até ao fim tenho que os levar.

Por mim, para ti, foram escritos

Com carinho, só para te louvar.

E para terminar:Entra na marcha e vem cantar,

No Santo António sê folgazão.

Rebelhos vem para a rua dançar,

E comer sardinhas assadas, no pão."

Retirado a 01 de Julho de 20011 de
http://www.cincoquinas.com/index.php?progoption=news&do=shownew&topic=15&newid=4659 

Sem comentários: