segunda-feira, 11 de abril de 2011

TRANSCUNDÂNIA - Associação em prol do desenvolvimento do Concelho

Descobri recentemente que o Sabugal tem algumas associações interessantes e que trabalham com interesse e afinco em desenvolver o nosso concelho. Ao analisar os objectivos e actividades da Associação Transcundânia decidi associar-me e participar de forma activa no trabalho desta associação, constituída por jovens do Concelho e que querem realmente fazer mais por terras tão ricas e tantas vezes tidas como esquecidas. É neste sentido que venho partilhar convosco um pouco do historial da Associação Transcundânia.

Objectivos Transcundânia


A Transcudânia tem por objecto promover o desenvolvimento sustentável a partir do inventário, conservação e valorização do património do concelho do Sabugal e da região, nomeadamente: - Estimulando o interesse pelo concelho do Sabugal e ajudando à sua compreensão como centro vivo de cultura; - Procurando novas formas de comunicação com os visitantes e a população local; Defendendo o ambiente natural em que o concelho está inserido e promovendo o ordenamento e gestão florestal; - Dinamizando os produtos, artes e ofícios tradicionais, a agricultura, a silvicultura e a pastorícia. Colaborando com as autarquias e associações locais na formação de activos e desempregados. - Apoiando estudos e publicações que divulguem os patrimónios históricos, artísticos, arquitectónicos, etnográficos e naturais do concelho. -Promovendo a cooperação transfronteiriça. -Cooperando com as associações e outras instituições, em tudo que seja consentâneo com os fins da Associação; - Promovendo todos os meios que contribuam para a valorização cultural dos seus associados. Nomeadamente através da criação do Centro de Formação em todas as áreas disciplinares e para a intervenção cultural e formativa na comunidade e na escola. -A Transcudânia nos termos da legislação em vigor e conservando como as principais actividades as iniciativas de natureza científica e cultural, no âmbito do desenvolvimento sustentável e do fomento do emprego, promoverá a constituição de um sector empresarial misto, com base no Mercado Social de Emprego, na participação em sociedades por quotas ou acções e recorrendo a todas as formas legais de actividade empresarial que permitam visar aqueles objectos, encarando as empresas como património social. A Transcudânia define-se comum uma Associação cultural e científica, de desenvolvimento local e regional, como organização não governamental do ambiente de âmbito regional, como entidade formadora em todos os domínios da administração pública e em todos os domínios científicos e tecnológicos e também como associação aberta à organização autónoma dos jovens.

http://transcudania.blogspot.com/


Nesta fase estamos a desenvolver e divulgar algumas actividades. A angariação de novos sócios é também um dos grandes objectivos para pudermos desenvolver actividades com maior dimensão e viabilidade.

Ficha de Inscrição: http://transcudania.blogspot.com/p/socios.html O Contributo de todos é essencial, seja tornando-se sócia, seja dando ideias, seja participando...tudo é importante.

Sem comentários: