terça-feira, 17 de maio de 2011

Prevenção de Fogos Florestais

Numa altura em que nos aproximamos do período crítico de incêndios, esta actividade de carácter pedagógico e de divulgação pretende contribuir para uma eficaz prevenção dos fogos florestais, que nos últimos anos têm destruído uma parte importante do património natural do Concelho e de Portugal.


A organização está a cargo do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal do Sabugal, em colaboração com a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários do Sabugal, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Soito e pretende contar com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, através da equipa de Protecção da Natureza e Ambiente – SEPNA, como vem sendo hábito.

A iniciativa investe na sensibilização de proprietários, produtores florestais, agricultores, autoridades e outros indivíduos cujas actividades digam respeito à floresta, alertando para comportamentos de risco que podem originar incêndios, contribuindo para uma mudança de conduta, divulgando a nova legislação em vigor e esclarecendo os participantes sobre os deveres e direitos dos proprietários florestais e as responsabilidades das autoridades locais.

Pretende-se, desta forma, criar uma cultura de responsabilidade na população, o que implica o total entendimento e cumprimento de normas de segurança e a promoção de atitudes e comportamentos adequados na floresta.

 
Fonte: Câmara Municipal do Sabugal

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dia de Nossa Senhora de Fátima

Neste dia de Nossa Senhora de Fátima não quero deixar de deixar uma mensagem de paz e harmonia a todos Vós.


A todos os habitantes de Rebelhos,

A todos os que estão longe mas que sentem Rebelhos no coração,

A todos os que conhecem e já visitaram REbelhos,

A todos os que vivem Rebelhos,

A todos os que por diversos motivos se sentem ausentes, mesmo estando perto,

A todos os que já partiram mas que deixaram a sua presença em Rebelhos,

A todos…

A mim,

A ti,

A nós e

A vós

Quero dizer vivam em paz, unam-se e terminem as guerras.

Por todos nós rezemos esta oração

Avé Maria

Cheia de Graça

Senhora é convosco

Bendita sois Vós

Entre as Mulheres

Bendito é o Fruto

Do Teu ventre

Jesus

Santa Maria

Mãe de Deus

Rogai por Nós Pecadores

Agora e na hora da Nossa Morte

Amen!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Capeia Arraiana - Campo Pequeno

Boa noite Amigos de Rebelhos.


Espero que se encontrem todos em e que tenham tido uma Santa Páscoa.


Com os dias maiores e mais quentes já "cheira" a festas e bailaricos!


Com a crise que vai neste país e com as tristes notícias com que somos presenciados, é bom que pensamos em coisas alegres e divertidas.


Como já é tradição, no 1.º Sábado de Junho à Festa Raiana em Lisboa. É verdade, a Casa do Sabugal agendou para o próximo de dia  4 de Junho, às 16h30, a Capeia Arraina no Campo Pequeno.

Esta é uma festa, que se vem desenrolando ao longo dos últimos 36 anos, com uma ou outra interrupção, trazendo à Capital a cultura única da “espera” dos touros ao Forcão, oriunda da zona arraiana do Concelho de Sabugal, cujas origens ninguém pode garantir em que Aldeia nasceram. O importante é que foi na nossa zona e tudo o resto não passa de opiniões, teses (bastantes) ou suposições não comprovadas, visto não haver registos fidedignos, apenas memórias que têm sido transmitidas ao longo das gerações.

Posto isto desta maneira, o que verdadeiramente interessa agora, é honrarmos esta bela tradição do nosso Concelho, que todos os anos angaria cada vez mais simpatizantes, tanto a nível do Concelho, como a nível da grande Lisboa ou por todo o País, onde um sabugalense esteja. Duvidam? Perguntem a qualquer um, que fale da nossa tradição e vão ver o entusiasmo daqueles forasteiros que satisfizeram a curiosidade, ficando literalmente rendidos à nossa maneira de lidar com os touros ao Forcão.

Haverá, certamente, quem não aprecie, está no seu direito, mas muitos de nós, se é que não será a maior parte, não permitimos, nem pouco mais ou menos, que venham desafiar a nossa inteligência, dispensando perfeitamente lições de quem nunca vai conseguir entender os nossos costumes e tradições.

Os objectivos primordiais deste evento são a promoção do Concelho do Sabugal, a sua cultura, tradições e gastronomia, passando por uma Capeia a condizer, um franco convívio entre os inúmeros conterrâneos e outros amigos presentes, aproveitando ainda para valorizar e apreciar a grande qualidade dos enchidos vindos do Concelho.

Fonte: Capeia Arraiana
O ano passado Rebelhos fez-se representar muito bem e perspectiva-se que este ano voltemos a estar presentes neste evento.

Uma boa semana para todos!