segunda-feira, 18 de abril de 2011

Caminhada de Rebelhos - VII Edição




Boa noite caros conterrâneos.


O fim-de-semana passou e com ele a realização de um grande evento.

Realizou-se ontem mais uma notória e bela caminhada em Rebelhos.Muitos foram os amigos da terra que quiseram estar presentes e participar neste grandioso momento.

Sem dúvida que de ano para ano se nota um crescente número de participantes, quem vem uma vez volta sempre e traz mais um ou dois amigos. É esse mesmo o espírito. De uma caminhada, longa, de 17 kms, resultou um grande convívio.


Deixo algumas fotos só para fazer inveja a quem não esteve presente;)


Nota: Fotos retiradas da Página do Facebook de GDCRebelhos.

Podem encontrar na página do Facebook muitas mais belas fotos.


Vejam e deliciem-se!

Uma Santa semana para todos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

TRANSCUNDÂNIA - Associação em prol do desenvolvimento do Concelho

Descobri recentemente que o Sabugal tem algumas associações interessantes e que trabalham com interesse e afinco em desenvolver o nosso concelho. Ao analisar os objectivos e actividades da Associação Transcundânia decidi associar-me e participar de forma activa no trabalho desta associação, constituída por jovens do Concelho e que querem realmente fazer mais por terras tão ricas e tantas vezes tidas como esquecidas. É neste sentido que venho partilhar convosco um pouco do historial da Associação Transcundânia.

Objectivos Transcundânia


A Transcudânia tem por objecto promover o desenvolvimento sustentável a partir do inventário, conservação e valorização do património do concelho do Sabugal e da região, nomeadamente: - Estimulando o interesse pelo concelho do Sabugal e ajudando à sua compreensão como centro vivo de cultura; - Procurando novas formas de comunicação com os visitantes e a população local; Defendendo o ambiente natural em que o concelho está inserido e promovendo o ordenamento e gestão florestal; - Dinamizando os produtos, artes e ofícios tradicionais, a agricultura, a silvicultura e a pastorícia. Colaborando com as autarquias e associações locais na formação de activos e desempregados. - Apoiando estudos e publicações que divulguem os patrimónios históricos, artísticos, arquitectónicos, etnográficos e naturais do concelho. -Promovendo a cooperação transfronteiriça. -Cooperando com as associações e outras instituições, em tudo que seja consentâneo com os fins da Associação; - Promovendo todos os meios que contribuam para a valorização cultural dos seus associados. Nomeadamente através da criação do Centro de Formação em todas as áreas disciplinares e para a intervenção cultural e formativa na comunidade e na escola. -A Transcudânia nos termos da legislação em vigor e conservando como as principais actividades as iniciativas de natureza científica e cultural, no âmbito do desenvolvimento sustentável e do fomento do emprego, promoverá a constituição de um sector empresarial misto, com base no Mercado Social de Emprego, na participação em sociedades por quotas ou acções e recorrendo a todas as formas legais de actividade empresarial que permitam visar aqueles objectos, encarando as empresas como património social. A Transcudânia define-se comum uma Associação cultural e científica, de desenvolvimento local e regional, como organização não governamental do ambiente de âmbito regional, como entidade formadora em todos os domínios da administração pública e em todos os domínios científicos e tecnológicos e também como associação aberta à organização autónoma dos jovens.

http://transcudania.blogspot.com/


Nesta fase estamos a desenvolver e divulgar algumas actividades. A angariação de novos sócios é também um dos grandes objectivos para pudermos desenvolver actividades com maior dimensão e viabilidade.

Ficha de Inscrição: http://transcudania.blogspot.com/p/socios.html O Contributo de todos é essencial, seja tornando-se sócia, seja dando ideias, seja participando...tudo é importante.

Caminhada de Rebelhos 17 de ABRIL

Caros caminheiros está confirmado.

A Caminhada de Rebelhos será já no próximo Sábado, dia 17 de Abril.

Não percas tempo, inscreve-te já!

Contactos:


Telefone: 275 912310 / 275 911218

Telemóvel: 961824827


Sábado às 8h00, junto ao Pavilhão do Grupo Desportivo esperamos por si, cheio de boa disposição.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Contestação ....

Não posso deixar de publicar também no nosso blog, a insatisfação e incompreensão em perceber a falta de comunicação e de espirito de comunidade existente no Concelho. Bem sei, que a Caminhada de Rebelhos deverá ter sido adiada, ainda assim não se percebe como numa localidade tão próxima como o Casteleiro, se organiza uma Caminhada exactamente para o mesmo dia... 17 de Abril... http://agendamunicipal.cm-sabugal.pt/images/stories/Agendas_imgs/Agenda10/CARTAZ_45_Caminhada.pdf Não seria mais proveitoso organizarem-se as actividades desencontradas das localidades vizinhas?! Todos ganhariam com isso. Temos todos de trabalhar em grupo. Fica o desabafo...

terça-feira, 5 de abril de 2011

Comemoração do dia da Terra no Concelho

Amigos,

Aproveito o nosso blog para divulgar também iniciativas e eventos a decorrer no Concelho.

No proximo dia 22 de Abril celebra-se o dia da terra.

A Associação Local "Transcundânia" está a organizar uma Saída para o próximo dia 23 de Abril, na Serra da Malcata.

Quem puder ir, não hesite, temos de dar vida ao nosso concelho. http://www.transcudania.com/

Inscrição é gratuita mas obrigatória para podermos esperar no local de encontro.

Caminhada Alteração

Bom dia caros amigos. Tive ontem informação que poderá haver alteração da data de realização da Caminhada. logo que tenha informação certa, se há ou não alteração e qual o dia colocarei informação aqui no nosso blog.